O que pode, e o que não pode…

É melhor soçobrar que fafaltar…e andam dizendo por aí que o nosso Tapa na Pantera não poderá ser apresentado numa TV paga digital por fazer apologia às drogas.

(Eu pergunto pro Flindas aqui: “de novo esse assunto??? Justo agora que eu virei blogueira e tô me afundando mais e mais nesses mares cibernéticos por mim nunca dantes…. navegados?” Ah faça o favor… )

Então não nos resta outra saída senão continuar assistindo pelo YouTube mesmo, sem pagar nada, e a hora que a gente bem quiser (já são 700 milhões de netinhos – é irreversível).

Agora a pergunta: por que esta TV-Censura?

(pausa para um café, e para uma reflexão poética):

“Tudo que entrar pela boca
Champagne, caviar e ostra
Cada louco come o que lhe apraz
Tem quem goze muito mais
Pelo buraco de trás”
(Bia Azevedo)

Pelo menos o buraco de trás está desimpedido – liberaram o clipe Vai  tomar no cu – , e isso já é um passo.

Mas do que estamos falando? De censura? A esta altura? Acontece que inda ontem eu abri o jornal e li, numa espécie de manchete publicitária: “YouTube nacional levará os melhores vídeos à televisão”. Parece que funciona assim: é uma TV digital e paga (chamada FIZ), na qual “qualquer pessoa com uma idéia na cabeça e uma câmera na mão grava a sua obra e coloca no site”.

Maravilha. A gente pode colocar nossos vídeos nessa TV, e democratizar a informação, assim como no YouTube? “Bem… não é bem assim não, ô Dona Pantera…inclusive a senhora não entra nessa.” Mas cooomooo? Acontece que estes vídeos só entram na programação após uma espécie de seleção por parte de um COLEGIADO. Sob a ordem desse “processo seletivo”, algumas coisas “podem” e outras “não podem” entrar na TV FIZ, por exemplo: a pantera não pode, por supostamente, segundo o diretor da TV, fazer “apologia ao uso de droga”. Sexo pode, “sacanagem” não. No entanto, o vídeo da Cicarelli pode, mas só se fosse antes da liminar. Deste modo, presumo que Cicarelli, na praia, fez sexo, e não sacanagem, também conforme os preceitos do presidente da TV, o André Mantovani.

E aquelas imagens raras, de música brasileira, até então restritas a arquivos pessoais ou acervos de televisão, empoeiradas e inacessíveis ao grande público, antes da explosão do YouTube, podem? Não, porque também, segundo o COLEGIADO Mantovani, a utilização destas imagens é “ilegal” e aproveita-se “da produção alheia”. Ou seja, estas imagens devem continuar inacessíveis e fenecendo, em nome da Tradição, da Propriedade e da Família.

O que o senhor Mantovani não percebe é que o grande mérito do YouTube foi democratizar a informação, difundi-la amplamente, sem padrões, paradigmas, interdições ou “pode-não pode”. Não há no YouTube limites nem fronteiras, que determinem, por exemplo, o que é “sexo” e o que é “sacanagem”. Não me lembro nem do Papa tecendo esse tipo de distinção.

Essa TV FIZ pretende ser o “YouTube nacional”? Está longe, muito longe …Porque nada que comece com supressões e imposições pode avançar, pode ir pra frente. O YouTube é a liberdade, é a anarquia da expressão.

O FIZ já era, antes de ter sido. Vamos continuar FAZENDO, não é moçada?

Anúncios

~ por Maria Alice Vergueiro em 21 junho, 2007.

5 Respostas to “O que pode, e o que não pode…”

  1. Ola Maria A. Vergueiro! Sou um profissional liberal, formado, educado e realmente cá entre nós ainda os meios de comunicação como a Internet não estão tão censurado…, como os principais canais de televisão que jorram hipocrisia. CADA UM DEVE ASSUMIR SEU PAPEL E TER LIBERDADE PARA FAZER O QUE QUISER…hora, hora,um ser humano inteligente não consegue ficar assistindo (na TELEVISÃO) tantos idiotas se digladiando por política e outra imposições desses “principais” canais sem ter um cachimbo e um bom fumo para por alguns segundos, simplesmente alguns segundos… ser livre para ouvir simplesmente o que a MENTE fala!… é o que interessa
    Por Israel Ribeiro.Joinville SC

  2. Há vida inteligente nesse Brasil, graças a internet e apesar da Rede Globo e suas novelinhas!
    Maria Alice Vergueiro, que nome lindo, condizente à uma mulher tão bela. Bela em todos os sentidos. Por favor, continue dando “tapas” em todas as “panteras” e ajude a libertar todos os bichos deste nosso mundo zoo (ilógico).

  3. Querida Maria Alice,
    Foda-se o amanhã dos censores. Foda-se o FIZ e foda-se a TV digital.
    Sabe por que?
    Porque amanhã (foda-se também) a internet será mais veloz e suportará vídeos com mais definição de imagem e som. A Internet vai virar uma televisão. Cada um dos milhões de sites vai ser um canal de TV.
    Segura,
    Segura,
    Segura,
    Segura…

  4. … e então, amanhã (foda-se), a FIZ será mais conhecida por:
    – Manhê, já acabei!

  5. ghggyy

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: